O Diretor Geral do 14º Núcleo do CPERS Sindicato, Luiz Henrique Becker, que compreende Portão e região, esteve hoje à tarde na Assembleia Legislativa para uma reunião com a presidente da Comissão de Educação da ALRS, Deputada Estadual Sofia Cavedon.
A pauta do encontro é a informação de que o Estado pretende fechar turnos em escolas estaduais a partir de 2020. Em Portão uma escola atingida seria a Escola Estadual Ensino Fundamental Pedro Schuler. De acordo com Luiz na primeira semana de janeiro o CPERS foi informado de que algumas escolas da região (Portão, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, Feliz e Linha Nova) estariam com ameaça de fechamento de turno ou EJA. “Desde este momento começamos a nos reunir junto às escolas para ver quais as ações possíveis. Estamos fazendo um abaixo-assinado, reunindo comunidade escolar.”, explica.
Para Luiz a decisão do Estado, se confirmada, é um ataque. “O Governo tem feito fechamento de escolas na área rural. Há também a ameaça de transformar uma escola de ensino médio em Presídio. Aqui em Portão, especificamente, a ameaça é contra a escola Pedro Schuler que está com a situação de fechamento de um turno. Nós estamos muito preocupados. Tem o aspecto da segurança do prédio, para comportar todos os alunos em um turno só. Estamos acompanhando preocupados essa situação que é com uma das escolas mais antigas do Estado, com a qual nós temos um carinho muito grande”, salienta.
Foto: Luiz Henrique Becker