A Prefeitura de Portão decidiu recorrer da decisão do Governo do Estado que colocou o município da bandeira vermelha. A decisão foi tomada depois de reuniões feitas no domingo, 21, com diversos prefeitos da região do Vale dos Sinos. De acordo com o Prefeito Renato Chagas, os chefes dos poderes executivos municipais conversaram para achar uma solução para o impasse, já que a região do Vale dos Sinos em sua totalidade passou da bandeira laranja para a vermelha.
Na conversa os prefeitos apresentaram os dados do que foi feito até o momento para conter a pandemia em seus municípios. Estes mesmos dados foram encaminhados ao governo do Estado hoje como forma de recurso a fim de tentar convencer a Secretaria Estadual de Saúde de que os municípios têm capacidade de ir para a bandeira laranja. “O comércio da cidade de Portão e das cidades vizinhas está respeitando as medidas para o controle do crescimento do Coronavírus.”, diz o Prefeito.
Renato Chagas concordou que o número de casos de Coronavírus em Portão e nos municípios da região estão crescendo, mas disse acreditar que não seria correto punir o comércio com o fechamento das portas. “Portão tem hoje 6 pessoas internadas, nós temos no Hospital de Portão 10 leitos e estamos trabalhando muito seriamente para aumentar o número de leitos clínicos para receber as pessoas que por ventura precisem de internação.”, explicou o Prefeito. Para Renatinho, a mudança de troca de bandeiras é motivada pela alta lotação das UTIs da região.
O Prefeito, ainda no pronunciamento, disse que sente que a população está “relaxando um pouco”. “Acreditamos que ao longo dos dias a comunidade, inclusive de Portão, está relaxando um pouco, está saindo sem máscara, não tem os cuidados e indo para lugares onde não deveria ir para quem quer se proteger.”, disse o prefeito que completou: “Nós estamos tentando provar que podemos ficar na bandeira laranja, mas depende de cada um de vocês, da comunidade de Portão, depende de cada uma das pessoas dos município vizinhos. O município sozinho não muda de bandeira. Precisamos mudar no conjunto de municípios do Vale dos Sinos, porque os leitos hospitalares são os mesmos e isso que irá determinar”, enfatizou.
De acordo com o Prefeito, Portão tem um munícipe internado no município de Estrela em função do Coronavírus. Renato também salientou que, apesar do Hospital de Portão ter quatro respiradores, eles são para um sistema de transição até entrar em um lugar de UTI. “Eu gostaria de solicitar à comunidade de Portão para que nós pudessemos “se puxar” dentro da nossa família, da nossa casa. Sair de máscara, sair só quando necessário e ter o cuidado dentro da própria casa.”, disse. O prefeito finalizou trazendo a informação de que grande parte do número de 48 pessoas contaminadas na cidade de Portão é dentro da própria família. “Uma pessoa se contaminhou e no círculo familiar deles este número aumentou. Então, é esse cuidado que a gente precisa ter. Não levar para dentro de casa, e se tiver parente ou amigo, ter este cuidado de não espalhar para dentro da própria família.”, finalizou.