A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu um comunicado hoje à tarde sobre a possibilidade de cheia no Rio dos Sinos. De acordo com a Prefeitura do município, foi verificada, às 15h30, a marca de 4,22m, acima do nível de normalidade (média de 2,00m a 2,50m). “De acordo com a Sala de Situação, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) haverá a formação de um ciclone extratropical, na terça-feira, 7, provocando chuva intensa, trovoadas e ventania sobre todo o Estado. Sendo assim, foi emitido alerta de inundação nas ruas da Praia (Rio dos Sinos) e das Camélias (Pinheiro). Também foi emitido o alerta de vendaval.”, disse em comunicado.
O boletim da Sala de Situação chama atenção para volumes elevados de chuva, 80mm para o Vale do Sinos e para rajadas de vento que variam entre 70 km/h a 80 km/h podendo ser mais intensas na faixa leste (região metropolitana, litoral e serra). O agente da Defesa Civil Willian Strack, informou que o nível do Sinos vem apresentando declínio ao longo da madrugada e início da manhã. “Na noite do dia 05, estabilizou nos 4,30m e está descendo 0,5cm por hora, sem apresentar riscos no momento. Como há previsão de muita chuva aqui e na região da Serra com certeza haverá um aumento no volume de água, por isso emitimos o alerta de inundação para as ruas da Praia e final da rua das Camélias. Inclusive já comunicamos os moradores das duas localidades”, disse.
Considerando que o rio se encontra alto, que existem previsões de chuvas volumosas e formação de ciclone emitimos ALERTA duplo:
– ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÃO em primeiro momento na rua da Praia e Das Camélias no bairro Rio dos Sinos.
– ALERTA PARA RISCO DE VENDAVAL E CHUVAS VOLUMOSAS devido a formação de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical.