O Estado divulgou hoje à tarde a décima rodada preliminar do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. 15 regiões ficaram com risco alto, ou seja, estão na bandeira vermelha. Essas regiões representam 84,2% da população gaúcha (9.535.519 habitantes). Na rodada definitiva do mapa anterior, eram seis regiões em vermelho, equivalente a 52,9% da população (5,9 milhões de habitantes). As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira, 13.
A análise preliminar dos índices de propagação do vírus e de ocupação dos leitos trouxe, novamente, as regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeira das Missões e Pelotas em bandeira vermelha. Essas áreas já haviam sido classificadas como alto risco na rodada anterior. As regiões de Taquara, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul evoluíram de bandeira laranja para vermelha nesta rodada. Permanecem na bandeira laranja as regiões de Santa Maria, Ijuí, Uruguaiana, Bagé e Lajeado. Nenhuma região apresentou melhora nos índices.
Portão
Com mais um óbito registrado esta semana Portão não deve ter, mesmo que peça, autorização para mudar os protocolos. A região deve recorrer e a resposta final será dada pelo Estado na próxima segunda-feira, 13.