Com as aulas previstas para iniciarem na segunda quinzena de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde informou que será solicitado nas escolas o comprovante vacinal dos alunos. Contudo, o órgão ressalta que nenhuma criança será impedida de frequentar as instituições de ensino por não estar vacinada.
A requisição do comprovante vacinal tanto das crianças quanto dos pais, será com a finalidade de averiguar o percentual de vacinados na cidade. Apesar de haver recomendação para a vacinação do público infantil, as escolas não irão barrar os estudantes que estiverem sem o imunizante. “A vacinação não é obrigatória e sim opcional, mas as escolas estão solicitando a comprovação vacinal da criança e de sua família para averiguação do percentual de vacinados. Cabe ressaltar que nenhuma criança será impedida de frequentar a escola por não ter sido vacinada. Mas recomendamos a vacinação”, explica a enfermeira Daniela Zanotti.
Para o órgão de saúde do município, a vacinação das crianças é importante pois corrobora para um ambiente escolar mais seguro e, acima de tudo, protege as crianças e os seus familiares. “A vacinação das crianças colabora com a manutenção da saúde própria e de quem mais convive com ela, isto é, família e comunidade escolar”, completa Daniela Zanotti.
Saiba mais sobre a vacinação infantil
A vacinação infantil iniciou em todo o Estado do Rio Grande do Sul no dia 19 de janeiro. As crianças de 5 a 11 anos podem ser atendidas por agendamento nos postos de saúde do município. O responsável legal deve levar um documento oficial com foto e estar munido com o CPF e Cartão SUS da criança.
Os menores na faixa dos 12 aos 17 anos também devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, podendo ser vacinados no Lothar Kern. O atendimento ocorre de segunda a quarta-feira, das 8h às 19h, enquanto na quinta e sexta-feira a vacinação acontece das 8h até às 17h.