Uma ação conjunta nesta terça-feira, 18, reuniu os efetivos da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, fiscais municipais, agentes da EPTC e técnicos da CEEE Equatorial, para a realização de uma operação em ferros-velhos na Restinga e Extremo Sul da Capital.
Ao todo, 5 suspiro foram presos pelos crimes de receptação, turno de energia e desobediência. Dos 9 alvos da operação, 3 ferros-velhos foram interditados por falta de alvará, sendo que 2 deles armazenavam materiais sem procedência e um terceiro foi flagrado com “gato de luz”.
Cerca de 75 agentes de segurança participara, da operação que localizou diversas quantidades de fios de cobre. A ação foi conduzida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado e pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG).
O secretário-adjunto da Segurança, comissário Zottis, falou da realização da operação: “A realização destas operações integradas impacta diretamente nesta cadeia que envolve desde o furto em praças e parques até a receptação de fios de cobre no mercado informal”, ressalta o secretário-adjunto.
Ação conjunta – No fim de abril, a Capital e o governo do Estado deram início a uma força-tarefa permanente de combate aos crimes de receptação, roubo e furto de fios e materiais do patrimônio público da cidade. Desde então, uma série de operações foi realizada, resultando em prisões, na recuperação de materiais furtados, além da interdição e autuações de ferros-velhos.
Denúncia – Para auxiliar no combate ao furto de fios elétricos, a população também pode realizar denúncias, de forma anônima, pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou através do app Detetive Cidadão.