A Associação dos Guardas Municipais de Porto Alegre anunciou neste sábado, 26, a aposentadoria do Ex-Chefe da Guarda Municipal, Roberto Farias.
Em um anúncio bem-humorado, AGMPA agradeceu Roberto por todos os anos de serviços prestados. Confira: “Aposentadoria merecida! Hoje foi o último plantão de serviço ativo do GM 132 Roberto Farias. Desejamos ao colega que esta nova fase da vida seja cheia de saúde e paz (até porque enriquecer ele não vai mais). Obrigado pelos momentos de parceria e que tua vida funcional regrada e respeitosa sirva de exemplo aos teu pares e superiores! Boa aposentadoria!”.
Nossa reportagem conversou com Roberto, que falou sobre a carreira dentro da Guarda Municipal e o sentimento de estar se aposentando após 37 anos de trabalho:
Qual o sentimento de estar se aposentando, depois de tantos anos de carreira?
É emocionante poder olhar para tudo o que passou e ter aquele sentimento de dever cumprido. É uma satisfação e um orgulho ser parte da GM. A construção de laços com o grupo de trabalho e colegas é o que faz com que consigamos exercer nosso trabalho. Pode levar tempo, mas poder contar com seus parceiros de trabalho é o que permite alcançar os objetivos. Trabalhei e fui subordinado a diversos chefes, os quais me passaram grandes orientações e ensinamentos; poder aprender e ensinar, colocar em prática todas as boas práticas e saber lidar com situações diversas graças a eles, me trouxe grande satisfação. Fiz muitos amigos, tive parentescos na GM também. Enfim, foi um prazer incomensurável fazer parte da valorosa GM.
Qual momento mais significante da carreira?
Acredito que foi no momento em que chefiei a GM por 10 anos em diversos cargos na chefia. Como a central de operações da GM, CEIC e a central de rádio, ala onde há as câmeras de monitoramento da cidade por onde são transmitidas e repassadas todas as informações para a execução das operações ativas, central de alarmes das escolas, secretarias, postos de saúde, prédios públicos entre outros. Poder estar há tanto tempo em importantes setores e poder arcar com toda a responsabilidade e entregar um trabalho preciso, me traz um sentimento de realização.
O que é ser um guarda municipal para o senhor?
Ser um Guarda Municipal para mim é ser um cidadão. Alguém com o dever de cumprir com suas responsabilidades, ajudar a população da cidade, prestar apoio as escolas, postos de saúde, parques, praças, integrações, EPTC, Brigada Militar, Polícia Civil, FASC, SAMU entre outros. Tudo faz parte do dever. E ter o discernimento para a tomada de decisões em todo o tipo de situação, manter a calma, a equipe unida e trabalhar em conjunto, tudo é necessário para ser um bom Guarda Municipal, e me orgulho disso, pois tenho muitos colegas como referência, assim como muitos deles, possuem o mesmo pensamento com relação a minha pessoa.
E por que escolheu trabalhar como Guarda Municipal de Porto Alegre?
Primeiramente, foi com o pensamento de segurança profissional. Realizar um concurso que exige muito, tanto físico quanto teoricamente e ter passado, entrei com o intuito de entregar o máximo possível. Assim sentiria que teria o reconhecimento por meritocracia. Uma segurança financeira e uma oportunidade de atuar em uma área voltada à segurança patrimonial e dos cidadãos. Escolhi abraçar o ramo, tanto pela segurança quanto pela gratificação em poder ajudar e trabalhar com colegas que partilham do mesmo pensamento.
No final, Roberto agradeceu a todos os colegas que fizeram parte da sua trajetória ao longo dos anos. “Gostaria de agradecer imensamente a todos os colegas que passaram por mim durante a minha trajetória. Para mim, todos fazem parte e contribuíram para que eu pudesse hoje me aposentar e encerrar, assim, minha carreira com grande satisfação. Deixo aqui, meu muito obrigado, por terem me recebido tão bem. Gostaria de enfatizar todos os que estiveram comigo dentre todos os momentos, bons e difíceis, pois sabemos que além das conquistas, batalhamos muito para chegar tão longe. Meus mais sinceros desejos de sucesso a todos os meus colegas que hoje ficam, é um orgulho poder dizer que fiz parte de uma equipe tão boa, e graças a eles, cheguei onde estou com muita felicidade. Conheci colegas que levarei para toda a vida, eles me proporcionaram tantos bons sentimentos de orgulho, gratidão e realização, pois é assim que me sinto como Guarda Municipal.”, finaliza Roberto.