O Zoológico Municipal de Canoas recebeu nesta quarta-feira, 14, um filhote de tamanduá-mirim. O bicho está sob os cuidados do preservas da UFRGS. O animal recebeu os primeiros atendimentos, e está no MiniZoo para um processo de reabilitação. Foi montada uma estrutura mais resistente com aquecimento, para que o jovem tamanduá passe pelo tratamento durante o frio gaúcho.
O médico veterinário do Zoológico, Daniel Vasconcelos, destacou a importância do processo de reabilitação do filhote para que ele possa retornar à natureza: Para que tenhamos uma reabilitação completa, é importante um trabalho interdisciplinar. O objetivo é fornecer alimentos similares aos disponíveis no meio natural, bem como a ambientação do recinto, que deve estimular comportamentos naturais do animal”, explicou o médico veterinário.
Sobre o animal
O tamanduá-mirim é uma das 3 espécies de tamanduá que habitam no Brasil, com distribuição por todo território nacional. É um animal insetívoro, que se alimenta principalmente de cupins, formigas, abelhas e mel. Possuem hábitos de atividade diurna, mas podem ser mais ativos à noite em áreas perturbadas pela atividade humana. As principais ameaças a espécie são atropelamentos, caça ilegal, incêndios florestais, perda de habitat e ataques de animais domésticos.