A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou hoje que os seus laboratórios começaram nesta terça-feira, 24, a fabricação de máscaras faceshield que serão utilizadas por profissionais da saúde no atendimento de pessoas diagnosticadas com o novo Coronavírus. “O trabalho é realizado de forma voluntária por docentes, técnicos e bolsistas nas impressoras 3D de vários laboratórios de pesquisa da Universidade.”, diz a universidade que doará equipamentos de proteção a hospitais, inicialmente de Porto Alegre, por meio de demanda encaminhada pelo Pacto Alegre, movimento de articulação de entidades da capital responsável pelo cadastramento prévio dos estabelecimentos de saúde.
Estão envolvidos na impressão dos equipamentos de proteção individual (EPIs): o Laboratório de Inovação e Fabricação Digital da Escola de Engenharia (LIFEELAB), o Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LDSM) e o Laboratório de Metalurgia Física (LAMEF), com representantes da Escola de Engenharia e da Faculdade de Arquitetura. O Centro Multiusuário de Prototipagem Rápida (CMPR/Parque Zenit) também colabora com insumos e trabalho de elaboração de projetos. A previsão inicial, contando com a doação de materiais, é a produção de 200 máscaras até o final desta semana.
A distribuição dos equipamentos será de responsabilidade do grupo ‘Brothers in Arms Impressão 3D’, criado pelo Pacto Alegre em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, que está organizando as demandas e a logística de doações para os hospitais. Outras universidades do Estado também estão empenhadas na produção de equipamentos destinados a hospitais.