Foto: Marcello Casal Jr Agência Brasil
O Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em transmissão ao vivo no início da noite, se mostrou abatido com as especulações sobre sua saída do governo. Em tom visivilmente descontente, ele diversas vezes reclamou que durante o dia teve que lidar com a especulação sobre sua possível saída. Relatou que alguns funcionários já tinham até mesmo limpado suas mesas e pontuou que isso tinha atrapalhado muito o trabalho do Ministério da Saúde durante o dia.
O presidente Jair Bolsonado vem demonstrando insatisfação com o espaço que Mandetta até assumindo durante a crise, tomando decisões que muitas vezes são contrárias as que ele indica em suas redes sociais. Durante o dia diversos veículos de comunicação anunciaram inclusive que Bolsonaro já teria se decidido pela demissão do Ministro. Pela manhã, de fato, Bolsonaro se encontrou com alguns ministros e com Osmar Terra, cotado para substituir Mandetta.
Mandetta não aceitou responder perguntas da impressa ao final da coletiva e disse, entre outras palavras, que seu cargo está a disposição. O médico enfatizou a necessidade de manter as decisões a cerca do Coronavírus sempre baseadas no que a ciência está apresentando e disse que está cansado dos “barulhos” que tem ouvido se referindo a diversas sugestões com relação aos rumos que o governo tem que tomar que não se baseiam em dados científicos.
O Presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou oficialmente se irá manter Mandetta no cargo ou se ele será substituído.