O dia 2 de julho marcará na história o 100º óbito por Coronavírus em Porto Alegre. Desde o primeiro óbito na cidade, no dia 24 de março, a capital tem tentado controlar o crescimento do número de casos que tem acelerado nas últimas semanas.
A 100ª vítima se chama Elisabete e tinha 61 anos. Ela estava internada no Hospital São Lucas em desde o dia 30 de junho. “Exame positivo para #COVID19 com resultado positivo em 2/7. Histórico de doença cardiovascular, hipertensão, diabetes.”, diz a Secretaria de Saúde de Porto Alegre.
O Prefeito Nelson Marchezan lamentou a morte. “Esta doença já levou uma mulher de 94 anos, nossa vítima mais velha; e uma de 35, a mais nova. Atinge jovens e idosos; homens e mulheres; ricos e pobres das periferias e centros. Angustia todos os gestores públicos do mundo e em especial os trabalhadores da área da saúde. Quero registrar meu profundo pesar e sentimento, deixar meu apoio aos familiares e o desejo de força aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente nesta pandemia. O que todos nós podemos fazer agora é buscar o isolamento social para diminuir o contágio da sociedade.”, disse.