A Prefeitura de Porto Alegre anunciou neste domingo, 21, que a partir desta segunda-feira, 22, irá fechar grande parte do comércio de Porto Alegre. Um decreto lançado hoje pela manhã autoriza o funcionamento apenas de estabelecimentos e serviços expressamente autorizados, restaurantes até as 17h, além dos autônomos e microempreendedores individuais.
A decisão do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus foi tomada em reunião extraordinária neste sábado, 20, após a equipe passar os últimos dois dias analisando todos os dados importantes para a tomada de decisão. Os motivos levados em conta são o rápido avanço da ocupação de leitos de UTI e a grande circulação de pessoas nas ruas. “Sempre nos baseamos no critério leitos de UTI versus circulação de pessoas. Neste momento temos muita gente circulando e a ocupação das UTIs avançando rapidamente. Nenhum lugar do mundo conseguiu frear o avanço da doença sem evitar a circulação de pessoas e restringir atividades econômicas”, explicou o prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Com o decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), ficam impedidos de abrir cerca de 29 mil CNPJs cadastrados na categoria de microempresas para atividade de comércio, além de aproximadamente 4.700 empresas de pequeno porte também cadastrados na categoria de comércio. Todos CNPJs juntos empregam perto de 60 mil trabalhadores formais. Os restaurantes poderão continuar abertos até as 17h com limite de quatro clientes por mesa, ou em cadeiras intercaladas e espaçamento entre as mesas, como já estava previsto em decreto.
O executivo também estabelece regramento para evitar aglomerações em estabelecimentos como supermercados, shoppings e parques e praças. Pessoas que desrespeitarem o distanciamento social e as medidas de proteção individual ou supermercados e shoppings que não evitarem aglomerações poderão ser multados.
Acho que shoppings não deveriam abrir. Os parques e praças deveriam ser gradeados, cercados, para que NINGUÉM tivesse acesso, até pq o povo NÃO RESPEITA NADA, NÃO GOSTA DE SEGUIR REGRAS, e os que saem às ruas pra caminhar (s/ máscaras), passear com cachorros (s/ máscaras), DEVERIAM SER ABORDADOS, ADVERTIDOS, E QUEM SABE, ATÉ MULTADOS.
O lugar aonde mais tem gente aglomerada são os supermercados que não respeitam e nem controlam o distânciamento e cada vez mais atendendo gente esses sim deveriam ter regramento e não tem
Partindo da bandeira laranja para vermelho ,fica aqui a dica ,obrigatoriamente todos deveriam usar máscaras nas ruas,muitas pessoas circulando sem máscaras nos parques ; então chegada a hora ! Máscaras para todos nas ruas