Para dar atenção ao crescente número de casos de Coronavírus, a Prefeitura de Porto Alegre assinou hoje um contrato com a Santa Casa de Misericórdia que irá colocar em operação mais 39 leitos de pacientes de Covid-19. São 28 vagas de UTI e 11 de internação, específicas para pacientes infectados com a doença, todos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito também destacou que o mundo inteiro está se adaptando ao novo coronavírus, monitorando sua evolução e como tem se manifestado em outros locais. “Temos que nos adaptar, modernizar e qualificar a administração pública”, destaca Marchezan. Para ele, a transformação da máquina pública será um dos legados que ficarão para a cidade.
O diretor-geral da Santa Casa, Júlio Flávio Dornelles de Matos, disse que a instituição preparou um plano para isolamento em uma unidade do complexo hospitalar e tem a expectativa de abertura de 80 novos leitos. “Recebemos R$ 5,5 milhões de doações de empresas e da dupla Gre-Nal, que nos permitiu equipar esta unidade. Chegamos a um momento agudo, mas perfeitamente administrável. Temos mais 20 leitos em condições de entrar em funcionamento e aguardamos a sinalização da prefeitura”, contabilizou Matos, lembrando que o cronograma de efetivação dependerá da administração pública.