Na tarde desta quarta-feira, 18, aconteceu uma reunião na sede da Guarda Municipal definiu a data da primeira etapa do mutirão para acabar com a fiação excedente e sem uso nos postes de iluminação pública de Estância Velha. No encontro, estiveram presentes representantes das secretarias de Segurança, Meio Ambiente, Governança, Jurídico e Defesa Civil, além da RGE, Ministério Público e das empresas de telefonia e Internet, que prestam serviço no município.
O primeiro mutirão deve iniciar no dia 23 de janeiro no trecho da Avenida Brasil (bifurcação com Presidente Vargas), em frente a rua Afrânio Peixoto até a rua Plínio Pousada. As empresas terão o prazo de 10 dias para regularizarem o alinhamentos de seus respectivos cabos de telefonia, bem como eliminar cabos excedentes neste trecho. No dia 1º de fevereiro, uma equipe técnica da prefeitura realizará uma vistoria no local. Os cabos sem identificação serão cortados e retirados do local.
As empresas que prestam serviço de telefonia em Estância Velha foram notificadas pela RGE e Ministério Público e se comprometam a realizar a melhoria. O cronograma da sequência das atividades será elaborado pela Defesa Civil e encaminhado para as empresas, O objetivo e que o trabalho não tenha interrupções e contemple as três vias com as situações mais críticas: Av Brasil, Av Presidente Vargas e Rua Portão. As empresas e a RGE alertam a comunidade que nestes dias de trabalho poderá haver oscilação de energia e/ou interrupção de sinal de telefonia.