Na busca de aumentar a segurança dos estancienses e diminuir a poluição visual do município, foi realizada uma reunião, no auditório da Prefeitura, para tratar sobre a fiação excedente e sem uso nos postes de iluminação pública de Estância Velha. Estiveram presentes representantes da prefeitura, RGE, Ministério Público, Defesa Civil e das empresas de telefonia e internet que prestam serviço na cidade.
A reunião aconteceu após o resultado das últimas ações das empresas não terem sido satisfatórias. Com isso, o ministério Público foi acionado pela prefeitura para acelerar o processo. Um dos representantes do executivo municipal na reunião, o secretário de Administração e Segurança Pública, José Dresch, comentou que esta é uma das demandas mais cobradas ao Poder Público pela comunidade: “Nós, enquanto Administração, estamos buscando todas as medidas possíveis para definir essa situação. Precisamos trabalhar em parceria com todas as frentes para que tudo seja resolvido, sem apresentar risco a vida dos estancienses”, acredita Dresh.
Ficou decidido que todos vão trabalhar em conjunto para que sejam identificados os fios de cada empresa e resolvido o problema. Neste primeiro momento, as companhias que têm acesso à manutenção da fiação serão notificadas para que façam a retirada dos fios soltos ou inutilizados. Até disso, as empresas que não participaram desta primeira reunião vão ser notificadas judicialmente para comparecer no próximo encontro previsto para os próximos meses.