A Prefeitura de Estância Velha vai promover atividades alusivas à Semana Nacional de Transito, para concretizar motoristas, ciclistas e pedestres. Com o tema “ Controle das emoções, seus atos podem salvar ou acabar com uma vida”, a programação seguirá entre os dias 21 a 23 de setembro, com atividades educativas, palestras e simulação de atendimento de acidentes de trânsito.
A abertura oficial acontecerá na quarta-feira, 21, às 9h, no auditório da Prefeitura. No mesmo dia, às 14h, será realizada uma blitz educativa com a entrega de materiais em frente ao CFC Bickel (Av. Brasil, 1010).
Na quinta-feira, 22, às 9h, a Escola Otávio Rocha receberá uma palestra sobre os riscos das emoções no trânsito.
O encerramento acontece na sexta-feira, 23, às 9h, com a simulação de atendimento de acidente de trânsito na Avenida Presidente Vargas, em frente a Sociedade de Canto União. Na ocasião, os Bombeiros de Estância Velha e a Guarda Municipal conduzirão a atividade de alerta à população e estudantes do município.
Nossa reportagem conversou com o Secretário de de Administração e Segurança, José Dresch e o Comandante da Guarda Municipal, Sílvio Marques sobre a importância da Semana Nacional de Trânsito no município.
Comandante Silvio, como surgiu o tema deste ano.
O tema foi definido pelo próprio Denatran e o Detran-RS , através de pesquisas realizadas ao longo do ano, notou-se que a questão emocional influencia muito no trânsito. Principalmente após esse período de pós pandemia, notou-se que as pessoas estavam se irritando em algumas situações no transito. Então veio essa orientação dos órgãos de trânsito para que se trabalhasse em cima desse tema, com palestras com psicólogos, para orientar a população, principalmente motoristas e pedestres, para que se atentem a essa situação que pode melhorar muito o trânsito nas vias urbanas.
Secretário, o senhor que é da área da segurança também, acompanha a importância da calma em alguns momentos, principalmente no transito, muitas vezes a pressa pode causar um acidente mais grave.
O que acontece, devido um pouco a pandemia, tirou um pouco da paciência das pessoas. A gente vê notícias de pessoas tirando a vida de familiares por um motivos sem significado. Então a nossa proposta é trazer o Educatran, após 2 anos, resgatar isso nas escolas, trazendo a pauta das crianças com os pais. As crianças quando estão com os pais ou familiares no carro, ela cobra para que o pai, ou a mãe dirija com calma. Então, a gente quer educar essa criança a usar o cinto de segurança, como sendo um agente de trânsito, atuando dentro da família.
A entrevista completa com o Secretário de de Administração e Segurança, José Dresch e o Comandante da Guarda Municipal, Sílvio Marques, você pode acompanhar clicando aqui.