Nesta sexta-feira, 17, começa horário especial do comércio em Ijuí. O funcionamento das lojas será ampliado em razão das festividades de final de ano. Hoje, as empresas irão atender até às 22h. No sábado, o horário será um pouco mais enxuto, das 9h às 17h. Já no domingo, será das 16h às 22h.
A partir de segunda-feira, 20, até quinta-feira, 23, o comércio local estará aberto das 9h às 22h. Enquanto na sexta-feira, 24, as lojas funcionarão das 9h às 16h. Já na véspera de ano novo, 31, os locais estarão abertos das 9h às 12h.
A ampliação do horário de funcionamento anima os lojistas que têm a possibilidade de seguir os horários sugeridos ou adaptá-los à rotina e necessidade de seus negócios. Conforme a empresária franqueada da Chocolates Brasil Cacau, Katiúcia Antonov Postay, esse período irá trazer muitos clientes para a loja. “Estamos com bastante expectativa. Pois já há uma grande movimentação das pessoas na Praça durante a noite, por conta dos shows e dos eventos. Ontem, inclusive, era para fecharmos no horário normal, mas devido ao grande número de pessoas que entravam na loja, acabamos nos prolongando”, explica.
A empresária proprietária da loja de móveis e decoração Comodità, Graciela dos Santos Konagevski, também vê com bons olhos a chegada do horário especial. Entretanto, pondera quanto a determinados dias em que julga desnecessário haver o horário estendido e o trabalho no comércio. De acordo com ela, os comerciantes e trabalhadores também precisam ter tempo para se preparar visando as festividades que se aproximam.
“Eu acho que o horário especial de Natal é bastante necessário. Possibilita mais tempo para as pessoas comprarem. Mas penso que tudo isso poderia ter sido melhor programado em alguns pontos. Pois os comerciantes e funcionários também têm família, uma ceia para planejar e compras de final de ano para fazer. Eu acho que trabalhar no domingo não seria apropriado”, opina Graciela.
Edição: Ana Júlia Tiellet