Neste domingo, 16, aconteceu o encerramento da EXPOFEST IJUÍ 2022. Conforme a organização, mais de 145 mil visitantes passaram pelo parque ao longo dos 11 dias de evento. A programação da EXPOFEST envolveu mais de 200 apresentações e shows nas casas étnicas, no Palco das Etnias, Palco Mundo e Palco Ijuhy.
Os shows nacionais ficaram por conta das duplas Hugo e Guilherme, no dia 11 de outubro, e Jorge e Mateus, no dia 14, com movimentação intensa de visitantes no Parque Wanderley Burmann. Nem a chuva conseguiu afastar o público dos shows, registrando um público recorde na história da EXPOFEST IJUÍ.
No dia 13, foi realizado o Encontro Internacional de Folclore e Artes Populares das Etnias e a II Assembleia da IOV das Américas o título de Capital Mundial das Etnias, que aconteceu na sede da União das Etnias de Ijuí (UETI). NO evento, o presidente da IOV Mundial, ALI Adbu Kalifa, da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular, entregou o título de Capital Mundial das Etnias ao prefeito Andrei Cossetin e ao presidente do evento, Nelson Casarin.
Não faltaram homenagens em reconhecimento da atuação das pessoas em prol da cultura, como a entrega da medalha Mário Osório Marques, aos integrantes do Movimento Étnico, honraria cujo objetivo é reconhecer a dedicação voluntária para o processo de desenvolvimento do movimento étnico. O Troféu Desbravador também foi destaque, ao ser entregue aos fazedores de cultura e autoridades visitantes do evento.
O encerramento foi realizado no Palco das Etnias com o pronunciamento do Presidente da UETI e EXPOFEST IJUÍ 2022, Nelso Casarin, que agradeceu a dedicação dos envolvidos na organização, e enalteceu a importância de casa etnia na programação dos 11 dias de evento e dos visitantes que prestigiaram a EXPO.
Por fim, as datas da EXPOFEST IJUÍ 2023 foram anunciados. Nos dias 11 a 22 de outubro. O show de encerramento fiou por conta de Délcio Tavares, que trouxe a música tradicionalista do Rio Grande do Sul para o palco das etnias e, embalou a despedida do maior evento multitécnico do Estado, na Capital Mundial das Etnias.