Ijuí já teve 2165 casos notificados em 2023. Destes, 1106 foram confirmados e outros 775 estão em investigação. Apenas 284 foram descartados. O município é o quinto no ranking de incidência em todo Estado ficando atrás apenas de Encantado, Jóia, Ibirubá e Não-Me-Toque.
O Rio Grande do Sul já registrou 11 óbitos por dengue em 2023. Desses, oito foram de pessoas com mais de 60 anos. A proporção entre os idosos também foi verificada no ano passado. Entre as 66 mortes pela doença ocorridas em 2022, 79% foram nessa faixa etária. O fato faz a Secretaria da Saúde (SES) reforçar o alerta de prevenção a essa população.
Para atender a população do município, a Prefeitura anunciou que o Corujão da Saúde está atendendo de segunda à sexta-feira, das 13h às 21h, especificamente os casos suspeitos de Dengue. “A população também pode procurar os primeiros atendimentos nos postos de saúde de referência.”, explica a Secretaria de Saúde.
É importante que a população realize o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, limpando seus pátios e não deixando nenhum recipiente que possa acumular água, que é o local ideal de proliferação do Aedes.