Na noite desta segunda-feira, 11, um bebê de 15 dias foi salvo de um engasgo pelos Guardas Municipais de Novo Hamburgo. O caso ocorreu por volta das 19h quando os pais do bebê chegaram desesperados na sede da Guarda Municipal pedindo por socorro. Prontamente, o guarda Siqueira realizou a Manobra de Heimlich – manobra e desengasgamento – salvado a vida do bebê.
Em conversa com nossa reportagem, o Guarda Siqueira contou como aconteceu o atendimento ao bebê: “ Eu estava assumindo o serviço, quando por volta das 19h, ouvi os gritos de socorro da mãe do bebê, entrando correndo com o bebê já desfalecido. Quando de imediato, eu peguei a criança e realizei a Manobra de Heimlich ( desengasgamento), para fazer o desengasgo da criança. Tanto no curso de formação, quanto no curso de reciclagem, temos o curso de primeiro socorros. E um dos nossos colegas, é formado em enfermagem, e passa esse tipo de situação pra nós, para quando precisar, termos segurança no que fazer. De imediato, o bebê respondeu bem, começou a chorar, e meu colega pegou a viatura e levou os pais e o bebê para a UPA”.
O Guarda Siqueira também relatou que o bebê passou recebeu os atendimentos necessários na UPA e ficou em observação. Após ter alta, a família voltou até a sede da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, onde tiraram fotos com o Guarda Siqueira e agradeceram por ter salvo a vida da criança. Siqueira ainda relatou que ficou emocionado por ver o bebê respirando novamente e se colocou no lugar dois pais, pois também tem um filho. A família e o Guarda matem uma amizade.