Na manhã desta terça-feira, 6, a Delegacia de Combate à Intolerância, sob a coordenação da Delegada Tatiana Barreira Bastos e com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, lançou a Operação Accelerare. A operação teve como objetivo cumprir 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita e Novo Hamburgo.
Durante a operação, três indivíduos foram presos e materiais neonazistas e fascistas, além de armas e munições foram apreendidos. O objetivo da operação é combater crimes de ódio e desmantelar uma organização que recruta colaboradores através de redes sociais e aplicativos de mensagens.
A DPCI realizou um trabalho investigativo incansável, com foco principalmente no monitoramento dos indivíduos, com o apoio de agentes da ABIN. De acordo com a Delegada de Polícia Tatiana Bastos, este grupo promove mensagens neonazistas, antissemíticas e racistas. A ideologia do grupo é caracterizada como aceleracionista, ou seja, tem como objetivo recrutar jovens nas redes sociais.