No dia 5 de outubro de 2012 o MB Notícias, então Meu Bairro, entrevistou as velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. E as duas atletas vão estar representando o Brasil novamente nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na classe 470. Essa é a terceira participação da Ana em Olimpíadas. A regata delas começa às 00h desta quinta-feira, 29.
A entrevista de 2012 você confere abaixo:
Junto com a velejadora Fernanda Oliveira, Ana Barbachan terminou sua participação na Olimpíada de Londres em sexto lugar na classe 470. A tão esperada Medalha Olímpica ficou para o Rio de Janeiro. Quando não está treinando forte, Ana aproveita seu tempo livre na Zona Sul, lugar que escolheu para morar e que adora.
Confira aqui a galeria de fotos.
MB Notícias – Quando você descobriu que estava apaixonada pelo esporte?
Ana – Meu pai tinha um barco de oceano que ficava no clube de Tapes e, sempre que podíamos, íamos velejar na lagoa. Com o tempo, paramos de ir, e meu pai acabou vendendo o barco. Anos mais tarde, no Veleiros do Sul, vi as
crianças indo velejar de optimist (barco escola para crianças), e minha irmã e eu pedimos para fazermos o curso infantil. Eu tinha 11 anos e nunca mais larguei a vela.
MB Notícias – Como foi o início da sua parceria com a Fernanda Oliveira?
Ana – Após a Olimpíada de Pequim, a Fernanda e nosso treinador Paulo Ribeiro me convidaram pra fazer a campanha Londres 2012. Deu certo e, no inicio de 2009, após um período de testes, começamos a competir no Brasil. Em setembro do mesmo, ano fomos a Weymouth (cidade da Inglaterra) nosso primeiro campeonato internacional, e local que viria a ser sede dos jogos olímpicos.
MB Notícias – Como você recebeu a notícia de que iria representar o Brasil na Olimpíada de Londres?
Ana – A nossa equipe sempre trabalhou muito para isso e sabíamos a responsabilidade que é representar o Brasil nos jogos olímpicos. A certeza só veio mesmo após o troféu Princesa Sofia, disputado na Espanha. Foi um momento de muita emoção!
MB Notícias – Qual o seu maior aprendizado depois da participação em Londres?
Ana – A participação nos jogos foi a realização de um sonho e o resultado de quatro anos de treino intenso. Quando chegamos às Olimpíadas de Londres, já tínhamos participado de vários campeonatos internacionais, o que ajudou tanto na preparação técnica quanto emocional. Claro que as Olimpíadas tem um valor especial. É algo que vai ficar para sempre guardado na memória!
MB Notícias – O que esperar da Ana Barbachan para 2016?
Ana – Muito comprometimento e dedicação! O caminho para uma medalha é longo e requer certos sacrifícios. assim como na campanha passada, vamos fazer tudo o que julgarmos importante para chegar as mais preparadas possíveis nas raias cariocas.
MB Notícias – Quando não está velejando, como você se diverte na Zona Sul?
Ana – Hoje em dia, a nossa Zona Sul tem os mais variados tipos de restaurante e (meios de) entretenimento. Quando não estou dentro do Guaíba, gosto de encontrar meus amigos no clube e fazer um bom churrasco no fim da tarde. Gosto também de passear no calçadão de Ipanema ou comer um açaí na Tristeza. Eu adoro a Zona Sul e, se puder, fico sempre por aqui.