A Polícia Civil de Osório realizou uma importante ação de fiscalização e vistoria em locais suspeitos de praticarem maus tratos contra animais domésticos. A operação ocorreu na tarde desta quarta-feira, 14, após o recebimento de denúncias e diligências preliminares realizadas pelo cartório “Amigo dos Animais” da delegacia local.
Sob a coordenação do delegado João Henrique Gomes de Almeida, responsável pelos expedientes da delegacia de Osório, os agentes da Polícia Civil, em conjunto com a equipe do médico veterinário do canil municipal, visitaram e fiscalizaram sete locais que estariam envolvidos na prática criminosa de maus tratos aos animais. O objetivo dessas ações é inibir e reprimir os casos de abuso e maus tratos contra os animais domésticos na região de Osório.
Durante a operação, dois cães domésticos foram resgatados em situação de maus tratos após avaliação preliminar do médico veterinário. Os tutores responsáveis pelos animais não foram localizados no momento da ação, mas já foram identificados pelas autoridades. Eles deverão responder por crime ambiental, de acordo com as disposições da Lei 9.605/98, que regula e tipifica as condutas criminosas contra a fauna e a flora, prevendo penas que podem chegar a até cinco anos de reclusão.
O delegado Gomes ressaltou a importância da participação da comunidade no combate a essas infrações penais locais. As denúncias são fundamentais para enfrentar os casos de maus tratos contra animais, e a Polícia Civil de Osório está empenhada em receber e apurar todas as informações que chegam por meio do contato disponibilizado: 51.999.120.456 (Whatsapp). É garantido o sigilo da fonte.