Um dos pontos turísticos e marco histórico da cidade de Portão sem dúvidas é a Praça Armando Albino Mattes, mais conhecida popularmente por Praça do Chafariz.
A historiadora e escritora do livro “Conhecer para amar e Respeitar a Nossa História”, Jussara Prates, conta a ideia de construir a praça.
A ideia da construção da Praça do Chafariz
Toda aquela área pública foi negociada pelo Seu Arthur Pedro Müller com o propósito de constituir tanto a área ali onde tem o ginásio, o espaço onde tem o letreiro, onde foi construída a Escola 9 de Outubro, o pátio da Prefeitura, assim como o espaço da praça. Esses espaços foram pensados para serem coletivos, espaços de construções ou até mesmo de instituições como educação, cultura e a formação da praça.
Aquela área era alagadiça, onde existe até hoje algumas vertentes e também convergia a drenagem da água e formava uma área de alagamento. O lago foi mais ou menos preservado em sua forma original, e foi um espaço que aos poucos foi melhorando a cada gestão.
O planejamento
No livro “Conhecer para amar e Respeitar a Nossa História” a escritora explica que a partir dos anos 1980 foi feito um planejamento para melhorar o aproveitamento da praça, onde a população passou a ter uma praça central como uma área de lazer. Naquela época, a praça foi denominada como Praça Tancredo Neves.
Em função de alguns problemas que a praça tinha, como grama alta, proliferação de mosquitos, entre outros, o setor de planejamento da prefeitura, elaborou na época um projeto urbanístico onde previa a remodelação da praça central.
Década de 90
Na década de 1990, a praça passou novamente por obras. O projeto de revitalização, criado por Antônio Carlos Dias, manteve as características naturais do local, onde no lugar do banhado foi feito um lado com um chafariz, que além de manter o local mais bonito, ajudava na oxigenação da água, evitando o mau cheiro.
Além da revitalização da praça e seu embelezamento, também houve a preocupação em planejar um espaço de lazer ao ar livre, que pudesse ser usado para a realização de eventos culturais.