A doação de sangue é uma ação social extremamente importante. É com essa doação que salva a vida de muitas pessoas em tratamentos quimioterápicos e também em casos de pacientes com leucemia. O estudante da faculdade de Ciências Contábeis na Unisinos, Juhan Júlio Hoffmann, está entre os milhares de brasileiros que necessitam regularmente da doação. Diagnosticado com leucemia, Juhan precisa de doadores de sangue e de plaqueta para realizar a sua quimioterapia.
“Com a baixa das defesas, foi dada medicação pra aumentar as plaquetas, mas quando as novas células surgiram vieram com leucemia. No dia último dia 16 foi feito biópsia da medula óssea, onde constataram que se tratava de LMA M3 e que era uma consequência pós covid. Ele não tem mais o covid. E desde o dia 14 já vem fazendo quimioterapia”, explica a mãe do estudante, Denise Cristiane Flores Ramos, secretária da EMEF Vila São Jorge.
A difícil situação de Juhan iniciou no dia 3 de novembro, quando recebeu o diagnóstico positivo para a covid-19. Apresentando fortes sintomas, precisou de atendimento especializado quatro vezes em um intervalo de sete dias. Internado no pronto atendimento de São Leopoldo, teve no local a identificação de uma infecção que dava origem a febre. “A alta estava prevista pra dia 15 de novembro, mas no dia 14 me ligaram dizendo que ele precisaria de transfusão de plaquetas e que teriam que transferi-lo para a UTI do Hospital Unimed NH, para que tivesse um melhor acompanhamento”, relata a mãe.
Sempre realizando exames trimestrais para monitorar a saúde, Juhan havia feito recentemente exames no mês do outubro, onde nada foi constatado. Entretanto, teve posteriormente o quadro de leucemia diagnosticado precocemente, o que lhe dá 95% de chances de cura total. O estudante saiu da UTI no dia 21 deste mês, e tem apresentado boa melhora, apesar das muitas dores. Para reestabelecer um contato com ele , a família precisou efetuar alguns ajustes na rotina. “As primeiras semanas são as mais delicadas, pois ele não pode ter contato com ninguém. A noiva dele e eu usamos toda uma vestimenta de proteção pra cuidar dele no quarto”, diz a mãe Denise Cristiane Flores Ramos.
Doe Sangue
Para seguir recebendo sangue e plaquetas todos os dias, Juhan Júlio Hoffmann conta com a sua ajuda. As doações podem ser feitas na Avenida Dr. Maurício Cardoso, 711 – Hamburgo Velho (Hemovida – Hospital Regina). O agendamento deve ser feito através dos telefones (51) 3581-5241 ou (51) 3035-5388. Doações de qualquer tipo sanguíneo serão aceitas.
Sou doadora universal ó negativo douo mais de 20 anos. Mas devido dificuldade dos deslocamento até emocentro fico sem poder doar.