Neste sábado (27), você pode ajudar uma boa causa e ainda saborear um delicioso galeto com salada e cacetinho. A ação é em prol de Joana, uma menina de 11 anos que vive em Portão, no Rio Grande do Sul, e que precisa de um medicamento à base de óleo de canabidiol, uma substância obtida da planta de cannabis, para aliviar os sintomas de ansiedade, insônia e epilepsia.
O galeto será vendido por R$ 25 na associação esportiva Portão, a partir das 11h30. Quem quiser colaborar pode reservar pelo telefone (51) 99343-5885. O valor arrecadado será usado para comprar o óleo de canabidiol para Joana, que tem déficit intelectual e não verbal e precisa do medicamento para melhorar sua qualidade de vida.
Segundo Joze, mãe de Joana, o tratamento com o óleo de canabidiol começou há dois anos e já trouxe muitos benefícios para a filha. No entanto, Joze enfrenta dificuldades para manter o tratamento, pois cada frasco do medicamento é caro e dura apenas 20 dias.
Por isso, ela promove ações solidárias na comunidade, como rifas, bingos e almoços beneficentes. Ela também pede que as pessoas se sensibilizem com a situação da filha e abracem a causa. “Sempre usamos a frase ‘Ajude a Joana continuar sorrindo’ em nossas promoções”, salienta Joze.
Joze conta que Joana é autista de nível 3 (severo) e que o governo parou de fornecer o óleo de canabidiol para ela. “Estamos comprando o medicamento com recursos das ações solidárias que fazemos, pois estamos com uma ação judicial que se arrasta há um ano”, explica.
O óleo de canabidiol é um produto regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2019 e pode ser vendido em farmácias ou importado com prescrição médica. No entanto, o custo é alto e nem sempre há disponibilidade no mercado.