O patrono da Semana Farroupilha, Carlos Rodrigues da Rosa, o Tio Carlinhos, realizou no último dia 20 de setembro, no Piquete Dieguito, um grande café colonial. Reunindo entidades do tradicionalismo e convidados, o evento aconteceu para fazer um aquecimento antes do tradicional Desfile Farroupilha do município.
O café também contou com a presença do trovador e pajador tradicionalista Celso Oliveira que agradeceu a todos que compareceram na homenagem para o Tio Carlinhos durante a Semana Farroupilha e também fez uma trova em agradecimento a quem estava no rancho: “Um abraço Tio Carlinhos e para todo o pessoal, povo louco de bagual por quem eu tenho um carinho. Eu não me sinto sozinho, porque aqui é uma família. E vamo, seguir a trilha sem dar bola pro azar, todos juntos desfilar na Semana Farroupilha”.
O patrono da Semana Farroupilha de Portão, Luiz Carlos Rodrigues da Rosa, mais conhecido como Tio Carlinhos, é natural de Portão. Nasceu no dia 13 de janeiro de 1955 e sempre trabalhou como agricultor e em toda sua vida atuou no campo. Tio Carlinhos é casado com a Dona Dalva Maria da Rosa, tem 2 filhos e uma neta.
Tio Carlinhos atuou pela Campeira do CTG Tapera Velha de São Leopoldo por cerca de 2 anos. Atualmente faz parte da Campeira do CTG Velha Cambona. Também é proprietário da área do Piquete Dieguito.
Para Tio Carlinhos, o tradicionalismo é resumido em uma palavra: Honra. :”tenho uma vida toda dedicada ao tradicionalismo e a lida no campo, e isso vem de família, que levo para meus filhos e neta. É uma honra para mim seguir as tradições gaúchas”.
Após o café colonial, os tradicionalistas saíram em cavalgada até o Desfile Farroupilha de Portão.