Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Portão publicou em suas redes sociais um vídeo esclarecendo à população dúvidas sobre o recolhimento de entulhos em alguns bairros. O serviço foi suspenso no município depois de uma denúncia ao Ministério Público questionar sobre o descarte irregular de materiais.
A secretária de Administração e Governo, Priscila Diefenthäler destacou que a secretaria vem buscando soluções de forma técnica para que não pese no bolso do contribuinte, e também conta com a compreensão da população nesse momento em que a administração vem buscando soluções para a coleta de entulhos. “Seguindo o princípio da transparência, que sempre pauta o nosso governo, a gente vem aqui hoje sobre uma questão que já está incomodando um pouquinho a população que é a questão do entulho que já estão se acumulando em alguns bairros. E a gente vai mostrar para vocês porque isso está acontecendo e que a solução vai vir em breve.”, salientou.
No vídeo, o Superintendente Secretaria de Planejamento Obras e Viação (SEMPOV), Guilherme Martini, explica que foi feita uma denúncia ao Ministério Público sobre a forma de como os entulhos eram recolhidos e descartados e de que no mesmo momento em que o departamento recebeu a denúncia foi cessado o recolhimento de entulhos. Durante sua fala, Guilherme explica que o problema dos entulhos é algo que vem de outras administrações: “Quero salientar que esse é um problema que vem de muitos anos, muitas administrações passaram e não conseguiram resolver e, desde então a gente vem buscando alternativas, alguns métodos para tentar amenizar esse problema ambiental.”, disse o Superintendente. Durante o pronunciamento, Guilherme também falou que, uma das soluções para solucionar o problema dos entulhos começa pela aquisição de equipamentos. “Uma das soluções foi a aquisição de um triturador de galhos, onde esses galhos triturados são distribuídos aos agricultores do município para compostagem, aquisição de um caminhão muque, de uma carregadeira.”, acrescentou Guilherme.
Recentemente, o Departamento de Indústria, Comércio e Meio Ambiente passou por uma restruturação, onde a diretoria foi assumida por Jaqueline Wogt, que vem trabalhando com o recolhimento dos entulhos, das podas de galhos e dos móveis descartados de forma irregular. Durante sua fala, Jaqueline fala que desde que assumiu o setor, essa era a prioridade de que a administração, pois o problema dos entulhos na cidade é algo histórico. Jaqueline também explicou que mesmo a denúncia tendo chegado em um momento em que ela estava afastada das suas funções, a secretaria não deixou de trabalhar, continuou e continua trabalhando fortemente nessa questão. A diretora disse ainda que o departamento está buscando empresas para realizar a coleta e descarte dos materiais de forma segura.