Durante sessão da Câmara, a vereadora Fátima protocolou a Indicação 100/2022, para que o governo municipal doe óculos de grau a crianças e adolescentes das turmas de educação infantil e do ensino fundamental, que sejam de famílias de baixa renda mensal baixa mensal inferior a 2 salários mínimos. Segundo a vereadora: “Enxergar bem é determinante para um bom desempenho escolar”.
Durante a sua fala, a vereadora ressaltou que a deficiência visual traz dificuldades na aprendizagem, e intimida a capacidade de aprendizado dos estudantes, em especial, os estudantes da rede pública. A situação acaba se agravando, pois muitas famílias não possuem condições financeiras para a aquisição de óculos de grau: “A compra pelo poder público precisa estar baseada em laudo médico”, esclarece Fátima.
A vereadora também pautou a Indicação 99/2022, que demanda à administração pública de Portão um programa com profissional de fonoaudiologia nas escolas, para atender crianças que tenham dificuldade na fala, principalmente no período em que saem da escola infantil (creche) e ingressam no ensino fundamental. A vereadora alerta para que a maior preocupação é com aqueles alunos com indicação de procurar um tratamento, principalmente crianças autistas.
Fátima pede um olhar atento do poder público, pois está em xeque o desenvolvimento social e intelectual da criança: “A escola é um espaço de relações interpessoais mediadas pela linguagem. Neste contexto, o fonoaudiólogo escolar tem de papel de extrema relevância, pois favoreceria as condições de interlocução comunicativa”, destaca Fátima.