O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de lei do Executivo que altera o cálculo da tarifa do serviço de táxi lotação na Capital. A proposta original do Executivo previa que a tarifa das lotações seria reduzida dos atuais 1,8 em relação à tarifa dos ônibus para 1,2. Porém, a emenda 05, apresentada pelo líder do governo, vereador Cláudio Janta (SD), alterou para 1,4 a relação entre as tarifas.
“Agradecemos à Câmara que foi sensível ao tema aprovando por unanimidade. Essa alteração é muito importante para possibilitar a continuidade do serviço que, assim como o transporte coletivo, foi afetado pela pandemia”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
O projeto aprovado também estabelecee que o reajuste das lotações será efetuado no máximo uma vez a cada ano, preferencialmente junto com o reajuste dos ônibus. Além disso, caberá à entidade representativa do transporte por lotação formular ou não o pedido anual, conforme avaliar ser conveniente ou não a alteração tarifária.