Aparentemente inofensivos, os celulares e os tablets estão entre os aparelhos pessoais com maior risco de contaminação pelo acúmulo de bactérias e vírus, como as maçanetas e as moedas. Especialista alerta para a importância da limpeza dos celulares e tablets. Saiba como prevenir!
De acordo com a consultoria Newzoo em levantamento apresentado no último ano, o Brasil tem aproximadamente 109 milhões de usuários de smartphones, o que corresponde a mais da metade da população. Dessa forma, somos o 5º país com o maior número de usuários. Nesse cenário, os brasileiros estão muito propensos a se contaminarem com os resquícios de poeira, fuligem, areia e qualquer outra bactéria que se acumula na superfície e nas entradas do celular. Daí a necessidade da atenção redobrada sobre o assunto.
Conforme pesquisa da Universidade do Arizona, o vaso sanitário tem dez vezes menos germes do que a superfície de um aparelho eletrônico que, de acordo com estudos, contam com cerca de 17 mil bactérias passando por sua superfície. De acordo com o técnico Osmar Sampaio, que atua há mais de 16 anos na área de assistência técnica, os conectores de carga dos celulares e dos tablets precisam de uma revisão trimestral. “A sujeira que acumula na entrada, além de ser anti-higiênica, também afeta o desempenho do som e até mesmo do carregamento”, revela.
Como cuidar da limpeza do aparelho eletrônico
Conforme com Sampaio, os celulares e tablets devem ser higienizados com álcool isopropílico por conter menos de 1% de água, evitando a oxidação do aparelho. “Também devem ser levados periodicamente em uma assistência técnica para que os profissionais desobstruam as entradas do smartphone ou do tablet”, explica.
Onde encontrar o serviço
Na SmartPlay Assistência Técnica, localizada no Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1800 – Loja 1262), é possível realizar a limpeza dos conectores de carga de celulares e tablets sem custo. Basta ir até a Loja e solicitar o serviço para um dos técnicos, podendo acompanhar o procedimento pela vitrine de vidro localizada no espaço.