Na noite de quarta-feira, 10, técnicos da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram uma ação de controle de escorpiões no Centro da Capital. Eles capturaram 24 escorpiões amarelos (vinte e três adultos e um filhote)
De acordo com a SMS, em 2021, foram notificadas 104 visualizações do animal na cidade, com maior ocorrência no Centro Histórico, seguido do bairro Anchieta. Neste ano ocorreram dois acidentes na região do bairro Anchieta e um no Centro Histórico. De acordo com Alex Lamas, gerente da unidade de Vigilância Ambiental, erradicar o escorpião amarelo não é um objetivo da secretaria. “Trata-se de um animal que se adaptou muito bem à cidade, o importante é manter medidas de orientação à população, de prevenção a acidentes e de controle à densidade populacional”, diz.
Os escorpiões amarelos se alimentam de baratas, por isso é importante o cuidado com a limpeza em residências, comércios e vias. “A maior parte dos animais foi encontrada em poços de telefonia, mas também houve captura no passeio público”, explica o agente de fiscalização João Luiz da Silva, que coordenou o trabalho no local.
Participaram do trabalho servidores da Diretoria de Vigilância em Saúde, agentes de combate a endemias, funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e dois agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
CUIDADO
Se você visualizar o escorpião, a recomendação é fazer contato pelo serviço 156 (telefone, APP 156+POA ou meio eletrônico. É importante informar o local exato da ocorrência e meio de contato.
Diante da suspeita ou confirmação do acidente (quando uma pessoa é picada pelo escorpião), a recomendação é levá-la o mais rápido possível para o Hospital de Pronto Socorro, único local da cidade com o soro escorpiônico. O escorpião amarelo tem veneno altamente tóxico, capaz de levar à morte – especialmente crianças, pessoas idosas ou com comorbidades – em poucas horas. A picada é extremamente dolorosa.
Cuidados preventivos em regiões com confirmação de escorpião amarelo:
Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;
Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha;
Mantenha camas e berços afastados da parede;
Evite que lençóis toquem no chão;
Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
Mantenha os ambientes sem entulhos e sem lixo.