O Instituto Estadual de Educação (IEE) Professor Pedro Schneider, no Centro de São Leopoldo, contou com uma visita inesperada. No final da tarde de ontem, 9, foram avistados por alunos e professores três bois no pátio da escola. Imediatamente foram acionadas as Equipes da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) e o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) para efetuar a captura e remoção dos animais que estavam dentro da escola. Em seguida, eles foram encaminhados para um local na zona rural do município e ficaram sob proteção de um fiel depositário à espera do dono para reivindicar a posse dos bovinos.
De acordo com o inspetor chefe do GDA, Emerson dos Anjos, ainda é incerta a informação quanto ao surgimento dos bois e como eles acabaram entrando na escola. “Temos uma suposição do local de onde os bois possam ter escapado que é no bairro São Miguel, nas imediações de uma escola de samba localizada na rua São Domingos. A partir disso, não possuímos qualquer outra informação que tenha chegado até o nosso Centro de Comando e Monitoramento (Cecom). A Sempa só foi acionada quando os animais já se encontravam no interior da escola”. O inspetor também relatou que imagens das câmeras de monitoramento do Centro da cidade serão analisadas com a finalidade de verificar o possível local de onde os animais fugiram.
Quanto à integridade dos bois, o titular da Sempa, Walter Verbst, os avaliou e não constatou nenhum ferimento. “Os boizinhos estão bem fisicamente e todos em bom estado nutricional”, pontuou.