A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), uma operação em combate ao furto de fios, cabos e hidrômetros, bem como a crimes ambientais, no bairro Vicentina, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, crime ambiental e furtos de energia elétrica. Dois estabelecimentos comerciais do ramo de reciclagem e sucatarias foram interditados.
A operação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo e contou com a participação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Semae), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), da Rio Grande Energia (RGE), da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), das empresas Oi e Claro e da Guarda Municipal de São Leopoldo. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos locais suspeitos.
Segundo o delegado André Serrão, responsável pela operação, um homem de 34 anos, que era o proprietário de dois dos estabelecimentos alvos, foi preso em flagrante por receptar 19 hidrômetros furtados, por descartar resíduos de forma indevida no meio ambiente e por furtar energia elétrica em duas ocasiões. Os outros dois presos, de 55 e 70 anos, também foram autuados por furto de energia. O primeiro possui antecedentes por posse irregular de arma de fogo.
O delegado informou que a operação foi desencadeada após denúncias sobre o furto e a comercialização ilegal de fios, cabos e hidrômetros na região. Ele destacou que esses crimes causam prejuízos aos órgãos públicos e privados que prestam serviços essenciais à população, além de gerarem riscos à segurança e à saúde das pessoas.
Após a formalização dos autos, o homem de 34 anos foi encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça. Os demais autuados, que não possuem antecedentes, foram liberados após pagamento de fiança.