Na tarde desta quinta-feira, 25, agentes da Prefeitura de São Leopoldo interditaram um local que processava carcaças de frango de forma irregular, inadequada e sem procedência. A ação aconteceu no bairro Santos Dumont e envolveu a Secretaria de Proteção Animal (Sempa), a fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), e o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Ipson Pavani da Guarda Civil Municipal (GCM). “O responsável pelo estabelecimento foi encaminhado para a 2ª Delegacia de Polícia, onde são realizados os procedimentos relacionados aos crimes de maus-tratos contra os animais. Ele deve ser enquadrado por crime ambiental e contra a saúde pública.”, explica a Prefeitura.
De acordo com a Prefeitura, foram encontradas carcaças de frango em estado de putrefação que, segundo funcionários seriam processadas para virar farinha e destinadas para uma empresa de produção de ração animal. “Além disso, foram verificadas diversas irregularidades como a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por parte dos trabalhadores, falta de condições de higiene, destinação inadequada de resíduos, entre outras situações que atentam contra a saúde pública.”, diz a Prefeitura em nota.
O titular da Sempa, Walter Verbist, informou que a equipe chegou ao local após receber uma denúncia de maus-tratos em cachorros. “Todas as quintas-feiras, nossas equipes atuam em parceria com o GDA para verificar situações de maus-tratos. Para nossa infeliz surpresa nos deparamos com essa situação degradante. Faz anos que atuo na área de fiscalização e considero este local como uma das piores situações que verifiquei”, afirmou.
O fiscal da Semmam, João Chaves, disse que além das penalidades civis e criminais o encarregado terá outras responsabilidades para cumprir. “Ele terá que remover as carcaças para o aterro sanitário comprovando a destinação, limpar e higienizar o local”, explicou.
Denúncias
Denúncias de maus-tratos e de situações contra a saúde pública podem ser encaminhadas para a Sempa através do telefone 3592-9981, de segunda a sextas-feiras, das 9h às 14h. A GCM recebe denúncias pelo 153. A Vigilância em Saúde atende pelos telefones: 3589-6595, 3589-6556, 3568-8690 ou 3590-1821, de segunda às sextas-feiras das 8h às 12h e 13h às 17h. A Polícia Civil recebe denúncias de forma on-line por meio do link https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/index/main .