A Prefeitura de São Leopoldo anunciou na noite deste domingo, 14, que voltará a fechar parte do comércio e serviços. De acordo com o poder público municipal, a medida busca preservar vidas freando o avanço do número de casos de coronavírus.
A Prefeitura de São Leopoldo decidiu restringir parte do funcionamento do comércio e alguns serviços visando à redução da circulação da população como forma de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. O decreto, com as medidas e as restrições específicas, será publicado nesta segunda-feira com as normativas a serem adotadas a partir da terça-feira, 16 de junho.
“Precisamos diminuir a circulação da população como forma de reduzir o avanço do contágio e termos condições de atender aqueles que precisarem de internação e leitos de UTI. Também falei com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan e com a prefeita Margarete Ferretti , de Nova Santa Rita, presidenta da GRANPAL, para discutirmos um protocolo mínimo entre os municípios da nossa região”, afirmou o prefeito.
Um dos dados que mais preocupa é a quantidade de pessoas infectadas com o vírus ativo, essa marca chegou a 136, do total de confirmados que até sábado eram 462, e pela ampliação da testagem segue em alto crescimento. Ainda todas essas pessoas com vírus ativo, contatos e suspeitos são monitorados diariamente pelo Centro de Monitoramento de Isolamento Domiciliar (Cemid) da Secretaria Municipal de Saúde. Outro grave sinal é a ocupação de leitos de UTI Covid do Hospital Centenário que chegou a bater 80% de ocupação, com 8 dos 10 leitos exclusivos ocupados.
O prefeito Vanazzi ainda destaca o fortalecimento do diálogo com todos os setores no sentido de buscar de forma coletiva definir as ações de enfrentamento da pandemia no próximo período.