O Estado definiu uma plano de ação e contingência para se preparar para o monitoramento, controle e assistência a possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus. Mesmo que o país ainda não tenha tido a confirmação de casos, o documento já prevê as repostas e medidas a serem adotadas nos diferentes cenários previstos.
O plano foi elaborado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) da SES, instituído na semana passada, tendo como atribuições investigar, manejar e notificar casos potencialmente suspeitos da infecção pelo coronavírus. Esse trabalho conta com a parceria da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
A Secretaria da Saúde (SES) mantém hoje o monitoramento de quatro casos suspeitos, notificados por Novo Hamburgo, Canoas (dois casos) e Morro Reuter. Eles referem-se a pessoas que tiveram viagem para a China nos 14 dias antes do início dos sintomas ou que residem no país asiático e apresentaram sintomas em viagem ao Rio Grande do Sul. Todos apresentam sinais leves e por isso encontram-se em isolamento domiciliar.