A União da Ilha do Governador confirmou há pouco a morte do seu carnavalesco Severo Luzardo. Gaúcho de Uruguaiana, Tuca, como era conhecido, atualmente residia no Rio de Janeiro onde nos últimos anos trabalhou como carnavalesco e figurinista de TV. “A União da Ilha do Governador e seu presidente Ney Filardi lamentam profundamente o falecimento de nosso carnavalesco Severo Luzardo na manhã deste sábado.”, diz a agremiação em comunicado.
Tuca assinou os enredos “Nzara NDembu” (2017), “Brasil Bom de Boca” (2018), A Peleja Poética Entre Rachel E Alencar No Avarandado Do Céu”(2019) e “O Vendedor de Orações, para o carnaval deste ano da União da Ilha do Governador. Ele foi vítima de um câncer.
A Liga do Carnaval do Rio de Janeiro também se pronunciou. “Com muita tristeza, recebemos a notícia do falecimento do carnavalesco Severo Luzardo, da União da Ilha do Governador. A LIGA RJ se solidariza com a agremiação, sua comunidade e toda diretoria”.
Nascido no seio da Escola de Samba Os Rouxinóis de Uruguaiana, Tuca ainda trabalhou nas agremiações Arranco do Engenho de Dentro, Dendê, Boi da Ilha, Cubango e Império da Tijuca no Rio de Janeiro . Na televisão, Severo fez figurinos para novelas “Laços de Sangue”, “Flor do Caribe”, “Escrava Mãe, “A Terra Prometida” e filmes como “O Tempo e o Vento”.