O Governador Eduardo Leite anunciou neste sábado, 20, o novo mapa das bandeiras de distanciamento do Rio Grande do Sul. Uruguaiana sai da bandeira vermelha para a laranja. A classificação começará a valer a partir da próxima terça-feira-feira, 23.
Na semana passada a região de Uruguaiana foi classificada com bandeira vermelha. Diante disso, a Prefeitura encaminhou dados demostrando a eficiência e comprometimento do trabalho em combate ao COVID que vem sendo realizado. Também foi questionado pelo município o modelo de avaliação feito pelo Governado do Estado em relação aos números de pacientes curados e ativos.
Ao receber a notícia do retorno para a bandeira laranja, o prefeito Ronnie Mello comemorou. “Há pouco o governador Eduardo Leite anunciou a retomada da bandeira laranja em Uruguaiana, considerando todos dados e apelações que apresentamos nos últimos dias. Um gesto de reconhecimento e consideração com Uruguaiana e todo o trabalho que vem sendo feito na cidade.
Para a Prefeitura, o município se destaca pelos dados positivos e isso é mérito de nossas equipes técnicas, dos profissionais da Saúde, enfim, da comunidade que está à cada dia mais unida e forte. “Já realizamos mais de 3.500 exames, 58 dos 70 casos de covid registados em Uruguaiana já estão curados e principalmente não temos óbitos pelo vírus e nem hospitalizados”, disse o Prefeito.
ENTENDA O DISTANCIAMENTO CONTROLADO
Com base em evidências científicas e análise de dados, o modelo de Distanciamento Controlado – que está oficialmente em vigor desde 10 de maio, com o Decreto 55.240 – tem o objetivo de equilibrar a prioridade de preservação da vida com uma retomada econômica responsável em todo o Rio Grande do Sul.
Para isso, o governo dividiu o Estado em 20 regiões e mapeou 105 atividades econômicas. A partir de um cálculo que leva em conta 11 indicadores, segmentados em dois grupos – propagação do vírus e capacidade de atendimento de saúde –, determinou a aplicação de regras (chamados de protocolos) mais ou menos restritas para cada segmento de acordo com o risco calculado para cada região.
Conforme o resultado do cruzamento de dados divulgados de forma transparente, cada local recebe uma bandeira nas cores amarela (risco baixo), laranja (risco médio), vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo).
O monitoramento dos indicadores de risco é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da semana seguinte.