Na Zona Sul de Porto Alegre, bairro Tristeza, um momento para não ser mais esquecido aconteceu nesta quarta-feira, 2. Funcionários do Posto de Saúde da Tristeza foram surpreendidos com um pedido de ajuda para realizar um parto.
De acordo com a enfermeira Edinara Peglow, os funcionários estavam iniciando os trabalhos quando foram surpreendidos com uma mulher em trabalho de parto que estava sendo auxiliada por seu pai. “Foi muito gratificante ajudar neste momento, nunca tinha vivenciado essa emoção”, conta.
Edinara teve o auxílio das técnicas de enfermagem Marilde Bueno, Keyse Vargas e Tânia Santos. A médica anestesista Valesca Vieira, que estava na fila aguardando atendimento para vacinar a mãe, viu a movimentação e também ajudou. “É muito bom ajudar quando podemos, e foi um momento muito bonito Deu tudo certo”, diz ela.
As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram ao local rapidamente e levaram a mãe e a bebê Maria Júlia para o hospital da Santa Casa. E uma salva de palmas deu o desfecho para essa história que vai ficar na memória e no coração da equipe da unidade.
Na imagem, a equipe que realizou o parto.