O número de agendamento de consultas e exames na rede pública de Portão cresce, mas o número de pacientes que agendam e não comparecem também está cada vez maior. Para conscientizar a população sobre os danos que não ir a uma consulta agendada geram, a Prefeitura Municipal de Portão, através da Secretaria de Saúde, está fazendo a campanha Cidadão Consciente Comparece.
De acordo com o Secretário-adjunto de Saúde de Portão, Dioni Bandeira, o objetivo da campanha é diminuir o índice de não comparecimento. “A gente tem tido em média 25% de falta nas consultas e exames nas unidades básicas de saúde do município. Na únidade do Posto Central, onde tem a maior demanda, em média 800 pacientes faltam, entre consultas e exames.”, explica.
Essas consultas perdidas afetam a vida de quem está esperando por uma oportunidade. Para a rede municipal há danos e eles refletem diretamente na espera do paciente. “Quando a gente tem um número muito grande de faltas faz com que as consultas se espassem na questão de data e período. Fora a questão do paciente que está aguardando e fica sem a oportunidade.”
Em 2019 foram agendadas 5990 consultas com pediatra em Portão, por exemplo. Deste total o percentural de não comparecimento é de 21%. A maior incidência de pessoas que não foram está no Posto Central e na ESF 3 – Rincão do Cascalho, o primeiro com 982 pessoas que não foram no horário combinado e o segundo 222 de pessoas que agendaram e não foram.
O ideal é comparecer a consulta ou exame agendados, mas quem não puder comparecer deve avisar com a maior antecedência possível. “O pedido é que a pessoa em questão faça um contato com a unidade e cancele essa consulta e disponibilize para outra pessoa.”, finaliza. Para agendamento e cancelamento de consultas você pode ligar no (51) 35004361 ou (51) 35004362