A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tem 25 cavalos aptos para adoção em seu abrigo. No total são 59 animais em tratamento no abrigo, quatro deles foram resgatados neste último fim de semana. No ano passado, a equipe de veículos de tração animal (EVTA) da EPTC, recolheu 242 cavalos, sendo 31 deles com sinais visíveis de maus-tratos. Nos últimos 11 anos, 2009 a 2019, foram registrados 3.399 recolhimentos, sendo 318 por maus-tratos, ocorrendo 815 adoções.
O Coordenador de Operações da EPTC, Tiago Oliveira, explica o trabalho realizado pela equipe: “É um serviço diário pelas ruas da cidade, com apoio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, da Guarda Municipal e também do Hospital Veterinário da Ufrgs. Nestes últimos casos, não foram constatados sinais de maus-tratos nos animais, mas de abandono nas vias, com sérios riscos de acidentes. Após o recolhimento, os animais foram levados para o abrigo onde já recebem alimentação adequada e, se necessário, medicação também.”
Os animais estão no abrigo da EPTC, localizado na Estrada Chapéu do Sol, nº 2.400, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos. Os cavalos recolhidos, após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para resgatar o contato com a natureza. Se não forem resgatados pelos seus donos, entram no programa de adoção. O abrigo é aberto à visitação. Informações sobre adoção: adote@eptc.prefpoa.com.br