Iniciam nesta terça-feira, 30, as inscrições para o concurso público que irá selecionar 4 mil novos soldados para a Brigada Militar (BM). O prazo final para se inscrever vai até 30 de dezembro deste ano. Para se candidatar, o postulante deve obrigatoriamente ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Além de estar em dia com as obrigações eleitorais, com o serviço militar obrigatório e ter carteira nacional de habilitação (CNH) válida (com a categoria “B” no mínimo).
Com salário inicial de R$ 4.689,23 as vagas são para o primeiro nível da carreira de praças da BM, no cargo de soldado III. A taxa de inscrição é de R$ 92,64 e deve ser efetivada através do site da Fundatec. A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de legitimidade do resultado final, podendo ser renovado. 16% das vagas serão destinadas para pessoas negras ou pardas, conforme estipulado em lei.
O concurso será dividido em quatro fases:
1ª fase: exame intelectual;
2ª fase: exame de saúde;
3ª fase: exame de capacitação física; e
4ª fase: exame psicológico que será composto por duas etapas – testagem coletiva e entrevista individual.
O exame intelectual ocorrido na primeira fase, consistirá em 50 questões objetivas de língua portuguesa, legislação específica, conhecimentos gerais, matemática, direitos humanos, cidadania e informática. As provas serão aplicadas em Porto Alegre, mas caso não haja a disponibilidade de espaço suficiente para a realização integral na capital, os exames poderão ser aplicados em outras localidades da Região Metropolitana.
Segundo o edital, a provável data de realização da prova deve ser no dia 30 de janeiro de 2022, sujeita a alterações.