Foi confirmado hoje pela Secretaria de Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), que um morador de Osório e outro de Tramandaí tem Covid-19 com a vaciante Ômicron. De acordo com a SES, o Estado identificou até agora 255 casos confirmados ou sugestivos em 34 municípios ou em visitantes testados no Estado.
Em função do crescimento acelerado hoje foi confirmado também o conceito de transmissão comunitária da variante. Ou seja, a transmissão da variante já está acontecendo por moradores do Rio Grande do Sul e não mais apenas por turistas.
Aumento na proporção dos casos de ômicron no Lacen
Em 41 amostras coletadas entre 21 e 31 de dezembro, 80% foram sugestivas para a ômicron (por RT-PCR de inferência). No mesmo número de testes coletados entre 2 e 4 de janeiro, a proporção já passou para 95%.
O que é a Ômicron
Considerada inicialmente branda por não ser tão forte quanto a variante Delta, principalmente entre os vacinados, o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus lembrou hoje que a Ômicron não deve ser minimizada. “Assim como as variantes anteriores, a ômicron está hospitalizando e matando pessoas. Na verdade, o tsunami de casos é tão grande e rápido que está sobrecarregando os sistemas de saúde em todo o mundo.”, disse o diretor.
O que você pode fazer para se proteger
- Vacine-se
- Mantenha o distanciamento social sempre que possível
- Use máscara
- Lave suas mãos
- Evite aglomerações em locais fechados