Neste domingo, 28, no bairro São Miguel, o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), realizou o resgate de 2 espécies de animais silvestres. A Guarda Civil Municipal e o GDA receberam uma ligação através do 153, de um morador da rua José Justo, no bairro São Miguel, para que fosse resgatado uma serpente que estava ao lado da porta de sua casa. A guarnição se deslocou até o loca, e verificou que se tratava de uma cobra cipó. O réptil foi capturado, e solto em seu habitat em uma região de mata da cidade.
Outro animal resgatado foi um papagaio-charão, espécie com alto risco de extinção. O resgate do animal ocorreu em uma residência na rua Odilo Aluísio Dauth, no bairro Feitoria. O proprietário ligou para a GCM e informou que a ave apareceu em sua casa. Os agentes acreditam que o papagaio teria escapado de outro lugar, pois é bem manso. O animal não apresenta nenhum ferimento aparente e será encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Cobra cipó:
É uma serpente peçonhenta que possui escamas de tom verde brilhante na região dorsal com uma linha marrom da região dorsal da cabeça até o fim do corpo e escamas dorsais mais claras. A cobra pode chegar a medir aproximadamente 1 metro. Ela possui hábitos arborícolas e pode ser encontrada em diversas regiões da América do Sul, habitando principalmente matas e florestas, podendo ser encontrada também em áreas campestres. A sua alimentação é baseada em mamíferos, aves, anfíbios e lagartos. A serpente é um animal ovíparo, que pode colocar até oito ovos e tem uma média de vida de aproximadamente oito anos.
Papagaio-Charão
A espécie está ameaçada de extinção na categoria Vulnerável e é nativa da região Sul do Brasil com ocorrências em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O papagaio-charão é um dos menores papagaios brasileiros, apresentando aproximadamente 32 centímetros de comprimento, possuindo a plumagem verde em sua maioria, além da coloração vermelha na testa, ao redor dos olhos e encontro das asas são características da ave. É a única espécie de papagaio que apresenta diferença entre os sexos.