Na tarde desta segunda-feira, 24, foi inaugurada a Central de Videomonitoramento em Portão. Com cerca de 40 câmeras, 20 delas estarão instaladas em escolas urbanas e rurais no município. A central de monitoramento está instalada na sede da Brigada Militar de Portão.
As câmeras do cercamento eletrônico tem capacidade de guardar 30 dias de gravação e conseguem fazer a leitura de placas de carro, além de uma câmera 360º, que está instalada na Praça do Chafariz. O valor investido na Central de Videomonitoramento é de cerca de R$775 mil.
Prefeito fala de onde surgiu a ideia do Projeto
Durante o evento, o prefeito Kiko Hoff falou de uma experiência que teve e que comprova a importância do projeto de videomonitoramento: “Em 2015 eu estava nos Estados Unidos quando saí vi um estabelecimento sendo assaltado. Em menos de 10 minutos, tinham várias viaturas da polícia no local. Fui pesquisar e descobri então que a cidade tinha videomonitoramento. E, só foi possível colocar o cercamento eletrônico aqui em Portão, porque todo mundo se uniu.”, revelou o prefeito.
Consepro agradece apoio da comunidade e do Poder Público
O presidente Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Gustavo Vagner, durante seu discurso falou que as câmeras vão ajudar a combater a criminalidade do município: “Gostaria de agradecer aos diretores do Consepro, ao Guilherme, ao Tenente Lara, que esteve nos acompanhando durante o desenvolvimento do projeto. Também quero agradecer ao prefeito Kiko por ter colocado o projeto de videomonitoramento como prioridade, que viu que o município precisa dessa ajuda, para acabar com a criminalidade na nossa cidade.”, ressaltou Gustavo.
Delegado de Polícia destaca câmeras como ferramenta contra criminalidade
O delegado da Polícia Civil de Portão, Marcos Mesquita, falou que as câmeras vão servir para inibir a ação dos criminosos. ”As câmeras de monitoramento, assim como uma testemunha, está ali para inibir a ação dos criminosos. É um instrumento a mais para identificar um criminoso. É um meio eficaz para lidar com a criminalidade.”, frisou o delegado.
Comandante da Brigada Militar ressalta tecnologia como apoio importante para coibir criminosos
O Comandante do 25º BPM, tenente-coronel Alexsandro Goi, da Brigada Militar, falou da importância do cercamento eletrônico: “O cercamento eletrônico e o videomonitoramento são extremamente importantes nessa era de tecnologia da informação para que possamos entregar para nossa comunidade uma segurança pública de maior qualidade”, destacou.