A prefeitura de Portão, através de suas redes sociais, fez um apelo à população, para que responsa ao Censo do IBGE de 2022. Portão foi um dos municípios do País que não completou o último Censo, causando prejuízo às contas públicas.
No vídeo, o prefeito Kiko Hoff, explica o motivo para que a população responda os questionamentos do Censo. “Algumas pessoas estão se negando a responder o Censo, e isso está nos dando um prejuízo de R$ 4 milhões ano. Portão foi um dos municípios, prejudicados por não completar o último Censo”.
No último Censo, Portão deveria ter registrado mais de 38 mil habitantes, fazendo com que a faixa do Fundo de Participação dos Municípios mudasse, mas acabou registrando pouco mais de 36 mil habitantes. “Só de Cartão SUS temos registrados no município de Portão 42 mil moradores.”, ressalta o prefeito.
O valor repassado é investido em ações no município. Para saber se algum familiar respondeu ao Censo, ou para respondeu ao questionário, basta ligar para o número 137. A ligação é gratuita, e pode ser feita todos os dias das 8h às 21h30.