O Rio Grande do Sul inicia a semana contabilizando 100 municípios em situação de emergência em consequência da estiagem. Apesar das chuvas marcadas para esta semana, o volume não será suficiente para amenizar os efeitos da estiagem, agravando ainda mais a situação.
A chuva prevista para está semana, será muito irregular e mal distribuída. AS percepções tendem a ser essencialmente isoladas, às vezes atingindo apenas parte de uma localidade. Os volumes na grande maioria das cidades que tiverem chuva será baixo, Exceto apenas para áreas muito localizadas, em que as nuvens mais carregadas pode despejar elevado volume de chuva em curto período.
O sol aparecerá com nuvens todos os dias desta semana no Estado. A combinação de calor e umidade vai favorecer pancadas isoladas de chuva. Nesta segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, chance maior de que ocorra precipitação localizada em pontos do Noroeste gaúcho, em especial na Serra.
Na quarta-feira, 18, terá chuva isolada em pouquíssimos locais entre o Noroeste do Estado e a região da Lagoa dos Patos. Na quinta-feira, 19, a instabilidade fica localizada em poucos lugares, mais da metades Norte e Leste gaúcho, se repetindo na sexta-feira, 29, com possibilidades de chuva em mais cidades.
Para fechar a semana, no sábado, 21, pancadas de chuva localizadas atingem a maioria das áreas do estado entre a tarde a noite, de forma irregular e mal distribuídas pelas cidades, mas ainda assim em números não elevados.