Uma operação de resgate mobilizou policiais e bombeiros na madrugada desta terça-feira (30) em Vacaria, na Serra. Uma onça-parda ficou quase 12 horas em cima de uma árvore no bairro Jardim dos Pampas, na área urbana da cidade. O animal foi avistado no início da tarde de segunda (29) e só foi retirado por volta das 1h30min.
Segundo o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM), o local foi isolado às 14h30min. A equipe monitorou a onça durante o dia, esperando que ela descesse sozinha, mas isso não aconteceu.
À noite, os agentes usaram dardos com sedativos para fazer o animal dormir e cair nas redes colocadas pela equipe. Porém, a onça reagiu de forma diferente ao tranquilizante, pulando em um galho que quebrou e caindo no chão. O felino tentou escapar, mas foi capturado pelas equipes com redes e um cambão. Ninguém se machucou.
Conforme o 3º BABM, o animal é uma onça-parda jovem e macho, também chamada de leão-baio ou puma concolor. Ele pesa 27 quilos e foi levado para um centro veterinário da cidade. Após ser examinado, o puma será devolvido à natureza. Onças-pardas têm sido vistas em um parque e reservas da região. Caçadores também frequentam a região próxima ao Rio Pelotas. A suspeita é que o animal, por ser jovem, tenha se perdido do seu habitat.
O resgate contou com a participação de policiais do 3º BABM, do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Corpo de Bombeiros de Vacaria. A RGE também foi chamada para desligar a energia elétrica na região por causa da proximidade da árvore com fios da rede. O serviço foi restabelecido logo depois do fim do trabalho.