O MB Notícias homenageia alguns heróis que trabalharam com empenho e a coragem no auxílio das pessoas atingidas pelo ciclone extratropical que atingiu o Estado em 15 de junho. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou mais de 2,4 mil salvamentos. A corporação também enviou agentes da Força de Resposta Rápida (FR), que é um grupo especial preparado para agir rapidamente em situações críticas. Conheça hoje mais sobre a história das vidas que foram salvas em Sapiranga.
O destaque dessa operação foi a utilização de um barco para alcançar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estava isolada devido às enchentes causadas pelas intensas chuvas.
Os bombeiros enfrentaram diversas dificuldades ao lidar com a forte correnteza dos córregos transbordados, que transformaram a região em verdadeiros rios. O resgate só foi possível graças ao uso do barco, já que outros veículos não teriam acesso à área. A equipe da FR foi a última esperança de salvação para as pessoas ilhadas na UPA, que incluíam idosos e cinco pacientes acamados.
O bombeiro Guilherme Olkoski, que participou da operação, relatou sua experiência e destacou a importância desse resgate. Natural de Sapiranga, ele testemunhou a devastação causada pelas enchentes em sua cidade natal. Para ele, ver a gratidão das pessoas resgatadas e, ao mesmo tempo, o luto pela perda de suas histórias foi um misto de sentimentos impactante. Os bombeiros da FR desempenharam um papel crucial na salvaguarda da vida das vítimas afetadas pelo ciclone.